10 novembro 2011

Fotos - Design italiano para a sustentabilidade

Fotos da exposição realizada no Museu da Casa Brasileira - Novembro de 2011 - São Paulo - Brasil

A exposição se dividiu em 3 salas:
Sala de materiais
Sala de design de produto
Sala de Roupa


              


"O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Ministério Italiano do Meio Ambiente, Terra e Mar e com apoio do Fórum das Américas, realiza, de 8 de outubro a 6 de novembro, a mostra Design Italiano para Sustentabilidade.

Com curadoria de Marco Capellini, designer e consultor do Ministério das Atividades Produtivas e do Observatório Nacional de Resíduo na Itália, a exposição dá continuidade ao livro Design italiano per la Sostenibilitá, editado em 2009 pelo governo italiano.

A publicação teve a finalidade de colocar em evidência uma seleção de produtos de empresas italianas que souberam integrar responsabilidade ambiental com inovação e design.

A mostra tem o objetivo de conscientizar o visitante em relação aos problemas ambientais intrínsecos à produção de objetos de consumo e orientá-lo sobre a importância de fazer suas escolhas, com base na preservação do equilíbrio ambiental e no uso responsável dos recursos naturais.

Com este intuito, as legendas das peças informam não só a autoria dos produtos e suas características, mas também apresentam ícones com dados sobre as possibilidades de reciclagem, a redução de emissões de CO2, economia energética, a redução na utilização de recursos naturais, entre outros.

Estes dados são obtidos através do rastreamento atento de todo o processo produtivo. A ideia é estimular a reflexão sobre a complexidade dos aspectos envolvidos na questão da sustentabilidade, que tem sido tratada muitas vezes de maneira superficial, sem melhor compreensão da sua real aplicação nos processos de fabricação, uso e reuso de produtos e materiais.

A mostra é composta por 40 peças entre materiais e objetos, reunindo de aparelhos de iluminação a pisos, revestimentos, tecidos, objetos cotidianos da casa, cozinha e escritório, produzidos na Itália.

Design Italiano para a Sustentabilidade instiga um diálogo entre o produto e o consumidor. Materiais, processos produtivos, transporte, consumo e vida útil são elementos que conjuntamente caracterizam a sustentabilidade do produto e estarão ressaltados em cada peça, evidenciando o foco de projetistas e empresas nos aspectos ambientais e sociais.

A exposição, resultado da parceria entre o Museu da Casa Brasileira e o Ministério Italiano do Meio Ambiente, Terra e Mar, insere-se no âmbito dos debates em torno da questão da produção sustentável, propostos neste ano pelo Fórum das Américas.

A instituição, que apoia a mostra, tem suas atividades voltadas ao fortalecimento e atualização do setor produtivo brasileiro e sua inserção no continente americano. Design Italiano para a sustentabilidade integra também o calendário das comemorações do ano da Itália no Brasil e reforça a presença do país na história do design mundial."

Download o livro da exposição no link: http://www.matrec.it/Uploads/File/Design_Italiano_per_la_Sostenibilita_2009-477201-1.pdf

Texto de: http://www.designbrasil.org.br/agenda/eventos/exposicao-design-italiano-para-sustentabilidade

Nenhum comentário :