21 junho 2015

Revistas de Design para publicar artigos acadêmicos e fatores de sucesso para o seu artigo ser aceito


Imagem de Even 3 - Veja artigo no final do post

Revistas Brasileiras de Design de cursos que são recomendados e reconhecidos pela CAPES são uma ótima pedida! 

Por conta disto, resolvi listar a seguir aquelas em que todos nós (designers acadêmicos) podemos submeter nossos textos:
- Revista Educação Gráfica (Link)
UNESP (Universidade Estadual Paulista)
Tem por objetivo a divulgação de reflexões, relatos, resumos de pesquisas e experiências relacionadas com Expressão e Representação Gráficas nas suas mais variadas aplicações seja em Design, Arquitetura, Engenharias, Artes Plásticas, Ciências e áreas afins.
- Revista Estudos em Design (Link)
PUC-RIO (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Estudos em Design é o periódico nacional mais bem pontuado na área de Design, cadastrado no sistema QUALIS da CAPES em 2010 como B1.
- Revista Design & Tecnologia (Link)
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
A revista pretende divulgar artigos frutos de pesquisas científicas no campo do Design e Tecnologia, incluindo as seguintes linhas temáticas: desenvolvimento de produtos, projeto de produto, projeto gráfico, projeto de interfaces, metodologia de projeto, design da informação, design virtual, design e materiais, gestão do design, processos e produção, ergonomia e usabilidade, tecnologias assistivas, design instrucional, educação em design, inovação e tecnologia.
- DAMT (Design, Arte, Moda e Tecnologia) (Fora do ar)
UAM (Universidade Anhembi Morumbi)
A revista busca contribuir com a discussão em design, por meio de artigos resultantes de estudos e de pesquisas de conceitos, de materiais, de procedimentos, de formas e de produtos culturais.
- SDRJ (Strategic Design Research Journal) (Link)
UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
É uma revista eletrônica, que publica a produção intelectual qualificada discutindo os problemas da área de design. Strategic Design Research Journal também é um fórum interativo para a discussão acadêmica, o debate e a crítica, aberta a todos os profissionais e pesquisadores interessados ​​em design e sua relação com a sociedade e cultura. (Apesar de brasileira, é uma publicação em inglês).
- Revista Cultura Visual (Link)
UFBA (Universidade Federal da Bahia)
A Revista Cultura Visual publica trabalhos originais de pesquisa e reflexões nas seguintes áreas temáticas: a) História e teoria da Arte; b) Processos de criação artística; c) Arte e Design: processos, teoria e história.
- Revista DAPesquisa (Link)
UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina)
A revista DAPesquisa é um periódico eletrônico dedicado à produção científica nas áreas de artes visuais, design, moda, música e teatro.
Algumas outras revistas não tiveram uma atualização no ano de 2013 ou pararam em anos anteriores, mas caso queiram dar uma olhada:  

Revista Arcos Design (ESDI – Escola Superior de Desenho Industrial) link Site da Esdi
 
Revista Projetica (UEL – Universidade Estadual de Londrina) link 

Triades (PUC-Rio) Fora do ar;
E para finalizar o post, não podemos deixar de citar uma publicação também importante e que merece sua atenção:
InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação (link)
A InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação tem como missão a divulgação de estudos teóricos e práticos no âmbito do design da informação, envolvendo resultados de pesquisas em teoria e história do design da informação; desenvolvimento de sistemas de informação e comunicação; tecnologia e sociedade (impactos sociais e tecnológicos do design da informação); e educação (ensino do design da informação e design da informação aplicado a processos de ensino-aprendizagem).

Nenhum comentário :