(Coloque #ux em "pesquisar este blog" para ter acesso a todos os posts sobre design digital)
Artigo de Alexandre Lima:
- Se estiver começando a carreira e não aprendendo nada na empresa, mude de empresa o mais rápido possível. Não acredite em promessas. É a melhor época pra isso.
- Livros de UX você aborve em uma semana. O que você tem que estudar é base, a origem das metodologias em outras disciplinas. A maioria dos métodos em UX não vêm de UX ou design. Só assim para evitar discursos prontos e referências de blog.
- No mundo real o que importa é orçamento, prazos e recursos humanos/equipamentos. O resto é adaptação de processos. Mas para saber adaptar (sem assassinar o método) você precisa de base. Isso faz diferença para que resultados sejam usados como defesa.
- Escute e leia a experiência das pessoas, mas não tome como ciência. Experiência não é método validado ou generalizável. Experiências sāo criadas em contexto, e o SEU contexto nāo é igual ao de seus ídolos em UX. Você tem que ouvir, comparar, adaptar e montar o seu próprio quadro de iniciativas a serem testadas na SUA realidade.
- Seja paciente e seja político com quem trabalha com você. Você não está ali só para criar a melhor experiência, mas também para fazer contatos e amigos.
- Não envolva só pessoas de UX. Chame desde o início desenvolvedores, infra, engenheiros, etc. Além de disseminar UX, você vai aprender além do que imaginava.
- Manipular a percepção do usuário é diferente de criar a melhor experiência. Às vezes é necessário, mas saiba comprar suas brigas. A segunda opção sempre é a melhor.
- Se pra você falar de ferramentas se tornar mais importante que falar de UX e design, pare tudo e comece de novo. Ferramentas e softwares são o menos importante.
- Você também está criando a melhor experiência para o dono no negócio, não só para o cliente-final. Fique atento. Entenda a necessidade de todos os envolvidos antes de se apaixonar pela idéia e tomar decisões precipitadas.
- Não acredite em "caixinhas prontas", métodos de empresas famosas e templates de livros. Vá além. As "caixinhas" podem se tornar uma muleta do processo.
- Assim como design, arquitetura e decoração, todo mundo acha que sabe UX, pesquisa, entrevistas, análise, etc. Não seja o UXer que "acha que sabe". Faça a coisa certa.
- Esqueça o hype. Esqueça os famosos. Esqueça que "UX vai mudar o mundo". Suje as mãos e abrace a complexidade. Você está aqui para transformar, nāo pra subir em palco.
E não tome as minhas dicas como verdades absolutas! Exercitar o pensamento crítico é sem dúvida a melhor dica em UX. E você? Tem mais dicas para quem está começando?"
Artigo de Alexandre Lima no LinkedIn
VEJA ESTES CURSOS PAGOS DE DESIGN DIGITAL:
Nenhum comentário :
Postar um comentário