Siga as designers Alessandra Araujo, designer de inovação, consultoria em
biomimética, e Carol Freitas, designer multidisciplinar,
consultora de inovação e biomimeticista.
De acordo com a bióloga boa parte do que buscamos como resposta atualmente, de certa forma, está ligada ao meio em que vivemos, de condições climáticas a um processo de comunicação mais assertivo; situações que na natureza já aperfeiçoou.
Um case de aplicação da biomimética nos negócios, é do Votu Hotel, na Bahia. Eles utilizaram na concepção dos bangalôs o Princípio de Bernolli para ventilação natural e constante, garantindo conforto térmico mesmo quando o espaço esteja fechado. A solução foi inspirada no cão de pradaria que faz suas tocas enterradas no solo com entradas e saídas de ar, e com altura e diâmetro distintos permitindo que o vento/brisa sempre possa entrar em sua toca.
A estratégia foi aplicada na estrutura de concreto que inicia como base, cresce como paredes da área interna e se desenvolve como cobertura. Foi projetada também uma laje jardim para dar maior massa e com isso conforto térmico, além de proporcionar que o verde possa ocupar a sobreposição da área da suíte. O fechamento das construções foi inspirado na capacidade de auto-sombreamento de alguns cactos. No prédio principal a cobertura da cozinha também é uma laje jardim, porém atua como um grande trocador de calor inspirado nos bicos dos tucanos.
“Estas estratégias permitem que os espaços sejam mais saudáveis e agradáveis evitando o uso excessivo de energia com climatizadores, além de dar ao projeto um partido arquitetônico criativo que não necessariamente remete a uma forma natural, mas sim um mecanismo natural”, explica Alessandra.
Publicado em Ciclo Vivo - Fundadora Mayra Rosa
Nenhum comentário :
Postar um comentário