Nos últimos 18 meses, as três entidades prepararam o estudo Consumer Futures 2020, que pretende avaliar o impacto dos produtos e serviços sustentáveis nas tendências globais e padrões de comportamento dos consumidores nos próximos anos.
O estudo explorou quatro cenários ficcionais para tornar o consumo sustentável mainstream – uma tendência perfeitamente normal, habitual – com o objectivo de perceber se são as pressões sociais e ambientais que vão tornar os bens sustentáveis mainstream ou, por outro lado, se são os consumidores que irão obrigar as marcas a agirem.
Os quatro cenários colocados pelos seus autores:
My Way;
Sell it to Me;
From me to You
I’m in your hands
O estudo descobriu que alguns dos desafios globais como as alterações climáticas, escassez de bens essenciais ou aumento da população mundial vão afectar as atitudes dos consumidores e das marcas. Assim, as práticas sustentáveis vão tornar-se mais habituais no dia-a-dia, à medida que os recursos ficam mais valiosos. Também a reciclagem e a reutilização de materiais vai aumentar, concluiu o estudo.
O estudo demonstrou que nem o fraco crescimento económico impedirá a progressão da sustentabilidade. “As marcas e negócios inteligentes vão fazer dinheiro, hoje, com a aceleração da transição para um futuro sustentável”, explicou a CEO da Forum for the Future, Sally Uren.
Ainda assim, serão as marcas que terão de tornar mais fácil, para os consumidores, a passagem para as compras sustentáveis. “[As marcas] têm de oferecer produtos e serviços que não só são melhores para o ambiente, mas mais saudáveis, mais baratos e duráveis”.
Para chegar até esta situação, as marcas terão de inovar. Os serviços e modelos de negócio terão de ultrapassar os desafios financeiros, mas também trabalhar directamente com os consumidores.
“A sustentabilidade vai continuar a fazer parte da agenda dos próximos anos, por isso é crucial que as marcas trabalhem para garantir uma resposta adequada à procura dos consumidores. Sermos uma empresa responsável não passa apenas por fazer dinheiro, mas sim pôr o nosso negócio à prova de futuro e construir confiança e lealdade para a marca”, explicou o CEO da Sainsbury, Justin King.
Tanto a Sainsbury como a Unilever confirmaram que estão a utilizar os resultados deste estudo como uma plataforma colaborativa e de inovação para desenvolver iniciativas conjuntas e rentáveis de sustentabilidade.
Não será de admirar que outras marcas e negócios utilizem este relatório como ferramenta para planear o seu futuro sustentável. Será certamente um bom ponto de partida para o desenvolvimento sustentável das marcas.
Os quatro cenários
Em My Way, os consumidores normais vão comprar produtos locais para fortalecer as respectivas economias regionais. A agricultura vertical é uma realidade muito presente e que irá produzir mais comida por unidade de terra. O estilo de vida sustentável é high-tech e fácil, e produtos como os micro gestores de energia vão ajudar a reduzir o consumo de energia e fortalecer as relações pessoais através de competições online.
Em Sell it to Me, as marcas e negócios assumem o trabalho mais difícil na transição sustentável, uma evolução motivada pela escassez de recursos e um acordo global relacionado com as alterações climáticas. Os retalhistas retiraram os produtos insustentáveis das suas prateleiras e os produtos pequenos e inteligentes são habituais no dia-a-dia. Todos foram desenhados para reduzir o seu impacto no ambiente.
Em From me to You, as comunidades são fortalecidas pela agricultura e produção de energia local. Os recursos valerão muito mais que hoje. A reciclagem e reutilização de produtos são encorajadas.
Em I’m in your Hands, os consumidores esperam que os Governos e negócios assumam a liderança no desenvolvimento sustentável. Uma rígida legislação e a economia de escala vai levar a que os produtos e serviços sejam altamente sustentáveis.
CONSULTE O ESTUDO EM: FORUM FOR THE FUTURE
ARTIGO EXTRAIDO: GREEN SAVERS
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