02 maio 2011

Low Ecology Chair - Cadeira ecologica e não sustentavel

Originating from an explicit manifestation, 'empty spray paint cans armchair' by italian designer luigi semeraro blends creative writing with the contemporary art scene.


Focusing on the proper instruments used by street artists, the up-cycled chair and pouf utilize left over spray cans which remain non-recyclable.


Characterized by creativity and detailed planning, the contemporary object is constructed by bonding over 200 empty cans together and securing the form between two painted wood sides. the self-produced, limited edition pieces were recently on show during milan design week 2011.



COMO UMA PROPOSTA PODE SER ECOLOGICA E NÃO SUSTENTAVEL? VEJA A RESPOSTA NO FINAL.
 
O problema das soluções sustentaveis e´a sua aplicação à grande escala, ainda inviavel logisticamente e até financeiramente em alguns casos, reduzindo-se a esforços locais em menor escala.

Precisariamos de quantos milhões de latas de spray  e quantos sofas para diminuir realmente o impacto ambiental desse material?

Se a Coca Cola entra no meio e contribue com as suas cadeiras ecologicas, é outro coisa.
Milhões de latas para centenas de cadeiras.

Fazer coisas de PET ou moveis desse estilo contribuem para a educação / consciência ecologica das pessoas para diminuir impactos futuros, mas no presente um dos grandes problemas dessa sociedade sustentavel é a massificação total dessas tecnologias e soluçoes e a que custo.
 
Atualizando este post, se todos os carros do planeta fossem Tesla, o beneficio meio-ambiental seria mantido ou perdido?
 
Com 7 bilhões de habitantes e crescendo, a sustentabilidade para ser efetiva exige escala e industrialização.
 
Todo esforço isolado de startups e novas empresas de produtos e serviços sustentaveis é louvavel e muito necessario mas será para um impacto positivo local que também é urgente. 
 
>>Esclarecendo, desde a minha perspectiva, a proposta da cadeira é ecologica, pois é feita a baixa escala e de maneira artesanal com um impacto minimo. Isso seria design ecologico. A proposta acaba sendo mais para a consciência meio ambiental e uma "obra de arte provocativa"
 
Seria design sustentavel,se a proposta estivesse inserida em um contexto industrial global e escalavel, por exemplo as cadeiras da Coca Cola feitas de aluminio abaixo.
 
Alta reciclagem, impacto e visibilidade global.

111 Navy Coca-Cola chair | Emeco | Shop 
 

Um comentário :

andrepluiz@yahoo.com.br disse...

concordo.
mais que o conceito, é o esforço em acreditar no conforto e satisfação em ter um "trambolho frio e pesado" em casa. (desculpe a franqueza)mas sem funcionalidade, esse tipo de arte não conquista o público e, de fato, pouco contribui para diminuir o impacto ambiental.

em poucas linhas: Educação, Reduzir o consumo, Sobretaxar embalagens não-reciclaveis, Investimento pesado na reutilização de recursos, e o Correto destino desses materiais.

Até mesmo porque em breve a poltrona de latas será substituida pelo novo design de Pneus, mais macio e confortavel.. :(