termo criado por Kenji Kawakami em 1985.
Ele defende o chindogu alegando que e´uma resposta ao consumismo sem sentido do mundo moderno e por aquela obsessão de fazer a vida o mais facil possivel.
Também como ele afirma são ideias brilhantes anarquicas que rompem com o molde historico de uma utilidade conservadora.
O chindogu é um objeto "inutil" que não pode ser fabricado, e´apenas uma produção de uma
unica unidade para demonstração pratica da ideia.Algumas condições para que seja um chindogu são:
(foto: gravata porta-escritorio)
Nao pode ser usado realmente
Deve existir fisicamente
Deve ser uma ferramenta para uso diario.
Não pode ser comercial (ainda que algus chindogus deveriam ser comerciais mesmo!)
Deve ser uma criação seria e não uma brincadeira de mau gosto.
Não deve ser o conter propaganda
Não pode ser protegido ou patenteado
Não pode promover preconceitos nem tabus
O chindogu no contexto design e´um excelente exercicio criativo - conceitual, para estudantes de design e´uma pratica interessante que leva a ideias curiosas que poderiam
gerar um produto real não chindogu mais na frente.
Em teoria o chindogu resolve um problema cotidiano sendo a solução ideal, mas na pratica o
chindogu se revela tão chato, ou complicado de usar que acaba criando outros problemas.
Se você e´professor de design, recomendo que faça um exercicio chindogu com os seus alunos.
Só faltaria então chindogus sustentaveis.....
campeão de chindogus
International Society of Chindogu
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