23 março 2019

IKEA lança acessórios acessíveis

IKEA lança acessórios com design acessível para pessoas com deficiência

Disponibilizados gratuitamente pela marca, moldes impressos em 3D transformam móveis populares em peças mais acessíveis e inclusivas

| POR RAFAEL BELÉM |
IKEA lança acessórios que deixam móveis acessíveis para pessoas com deficiência (Foto: Divulgação)


A IKEA está se preparando para deixar sua linha de móveis acessível para pessoas com deficiência. Em Israel, a marca sueca mundialmente conhecida se uniu com as ONGs Milbat e Access Israel para pensar em soluções de acessibilidade em sua coleção de mobiliário e acessórios para casa.


Da parceria nasceu o projeto “ThisAbles”, uma linha de produtos que se adaptam aos móveis já criados pela IKEA e os transformam em peças que podem facilmente ser utilizadas por pessoas com algum tipo de deficiência física e motora.

Entre os acessórios, foram criados desde um protetor anti-impacto para cadeiras de roda, interruptores capazes de ligar a luz sem usar os dedos e uma espécie de elevador que se encaixa nas pernas do sofá e auxilia uma pessoa com paralisia cerebral a se levantar do assento.
Os acessórios foram disponibilizados gratuitamente no site da IKEA. Com uso de impressão 3D, os moldes se transformam em objetos compatíveis com os móveis mais populares da marca.

Apesar de não resolver por completo as questões de usabilidade de seus produtos, a empresa ressalta que continuará recebendo sugestões de toda a comunidade para continuar desenvolvendo produtos com design acessível. “Não garantimos que seremos capazes de encontrar uma solução para cada necessidade, mas prometemos tentar", declarou a IKEA em comunicado.


Publicado pela Casa Vogue

Nenhum comentário :