21 julho 2012

Uma Vida Sustentável e Criativa em 2042

Livro Desejavel Mundo Novo
Livro: Desejável Mundo Novo de Lala e Crie Futuros


POR QUE NÃO?

Eis a frase que deveria nos orientar ao pensar futuros, para que possamos nos libertar do conhecido e plausível e mergulhar no desejável.

Como seria a vida em 2042?

A divertida visão da vida em 2042 é uma ficção que se passa no momento da Rio+ 50, composta a partir de futuros criados entre 2008 e 2012, em 8 países.
O livro se estrutura sobre quatro pilares infinitos, abundantes, que se multiplicam com o uso e portanto podem ser chaves para a sustentabilidade:

-Economia Criativa, essa economia baseada em recursos intangíveis
-Novas tecnologias de informação e comunicação
-Processos colaborativos
-Novas formas de organização da sociedade em rede e um visão multidimensional de riqueza, recursos e resultados.

"Se tudo fosse possível, como você gostaria que as coisas fossem?" 

A partir desta pergunta foram criados os capítulos, organizados em temas da vida cotidiana que reinventam a economia, política, cidade, cuidados, educação,relações, cultura.

O texto é entremeado por futuros do acervo do movimento Crie Futuros e por ilustrações de Angela Léon, do coletivo espanhol Bassurama, e convidados como Guto Lacaz, Jaime Prades, Adão Itusgarrai e outros.
Além disso temos colunas de pensadores de vanguarda de vários países: Angel Mestres/ Espanha; Aron Belinki/ Brasil; Arnoldo de Hoyos/ Brasil; Jacques Dezelin/ Brazil; Jorge Wilheim/ Brasil; Joxean Fernandez/ Espanha; NMaria Arelte Gonçalves/ Brasil; Melanie Swan/ EUA; Pichi de Benedicts/ Argentina; Rosa Alegria/ Brasil; Silvina Martinez/ Argentina; Wellington Nogueira/ Brasil.

Três mil e quinhentos exemplares foram entregues para lideranças na Rio + 20, pois inspira-las com outras visões de futuro era um dos objetivos do livro, que foi viabilizado colaborativamente.

Faça o download do livro no site: CRIE FUTUROS

Nenhum comentário :