São dois filmes excelentes que deveriam estar em todas as escolas de Design do mundo.
São importantes porque demonstram o beneficio real do Design para a sociedade, além dos tradicionais aspectos estéticos, a importância da proteção legal do Design e a força das multinacionais para roubar ou descartar grandes inovações.
A chamada espionagem industrial que ainda acontece.
O primeiro filme chama-se "Flash of Genius" e fala sobre um engenheiro que inventou o limpador de parabrisas, ingenuamente, ele leva a ideia (sem proteção legal) para a industria automotiva que rouba ela e começa a usa-la nos carros.
O filme trata da invenção e da batalha legal para ele ser reconhecido como o inventor e ter direito aos beneficios economicos de sua patente.
VEJA O TRAILER
O filme trata da invenção e da batalha legal para ele ser reconhecido como o inventor e ter direito aos beneficios economicos de sua patente.
VEJA O TRAILER
O segundo filme chama-se "Puncture" e trata sobre a invenção de uma seringa que após ser usada apenas uma vez, deve ser descartada, ja que agulha se retrai para dentro do corpo plastico da mesma.
A inovação é vilmente ignorada pelos sistema hospitalar americano, e pela industria médica; apesar de que nos Estados Unidos há 800 mil casos por ano, de enfermeiros que são contaminados por Aids, Hepatite devido a acidentes com as tradicionais seringas .
O filme levanta questões muito interessantes sobre o estado atual do mundo em aspectos como Aids na África e a sua surpreendente relação com as atuais seringas de plástico que não podem ser esterilizadas e são usadas até 200 vezes nos paises mais pobres contaminando toda a sua população mais carente.
Demonstrando que em muitos casos, a excelente inovação não é suficiente para que seja produzida, e não será produzida, caso esteja em conflito com interesses economicos maiores, apesar do reconhecido beneficio a grande escala.
A nova seringa representava um beneficio real para a sociedade e até a saude mundial, mas que não foi adiante, pelos interesses comerciais e econômicos das grandes corporações da saude e contratos multimillionarios com fornecedores de material médico.
Assim, podemos deduzir, quantas inovações terão sido principalmente descartadas ao longo da historia do homem, devido a que afetariam fortemente aspectos economicos das industrias da saude, farmaceuticas e alimenticias, apesar do grande beneficio para a sociedade?
Como essas inovações poderiam ter melhorado a qualidade de vida da sociedade e que mudanças poderiam ter trazido?
Ultimamente inovação está atrelada a tecnologia, ou alta tecnologia devido a uma "(Steve) Jobsização da Sociedade" e os dois filmes mostram que ela deve acontecer em produtos da vida cotidiana.
VEJA O TRAILER
Nenhum comentário :
Postar um comentário