curso de especialização em design gráfico
coordenação: Minoru Naruto e Maria Argentina Bibas
Coordenação do Módulo "Imagem e Desenho: Objetos, encantamento e fetiches": Olgária Chaín Féres Matos
objetivos
O curso tem como proposta central trazer para os domínios do Design, em especial o Design Gráfico, subsídios e reflexões de ordem filosófica, sociológica, psicológica e de outras áreas, como referências importantes, senão primordiais, para a necessária reconceituação dessa área profissional e disciplinar, frente aos novos compromissos e significações que a contemporaneidade lhe impõe.
A partir dessa visão, organizam-se aulas, oficinas, palestras e debates que visam a imersão do projeto, suas posturas e responsabilidades, num universo mais amplo e consequente, de modo a possibilitar uma percepção mais clara dos limites e potenciais do Design como prática social e como influente fator na formação dos hábitos e valores das populações às quais se dirige e que são, de fato, seus verdadeiros “clientes”, com toda a responsabilidade e ética que isso implica.
Nessa perspectiva, cabe analisar a contribuição do Design, seja em sentido positivo ou negativo, para a situação do mundo contemporâneo. Não é mais possível, por exemplo, evitar a associação do design com problemas como o descarte ou o hiperconsumo, da mesma maneira como é associado ao desempenho econômico ou estético-funcional de um produto ou serviço.
Manifestos importantes de designers, como o First things, first, de 1963 e retomado em 2000, movimentos como o Um dia sem consumir ou o Slow movement, com cartazes e panfletos desenhados por designers, acompanham as preocupações de filósofos, psicólogos, sociólogos, ambientalistas, ao se defrontarem com uma sociedade onde, cada vez mais, se substitui o ser pelo ter, num mundo cada vez mais espetacularizado e vertiginoso.
A partir dessas questões e várias outras de igual importância, o curso procura fornecer os insumos iniciais para a reflexão do designer e de outros profissionais correlatos no sentido de exercitarem seus potenciais criativos face às transformações do mundo atual.
docentes
Alexandre Carrasco
Conceito, simulacros e máquinas desejantes: Deleuze
Claudio Ferlauto
Pontos de vista tipográficos
João de Souza Leite
Design: um campo de saber e saberes
João Luiz Musa
A interpretação fotográfica e gráfica
João Paulo Amaral Schlittler Silva
Design em movimento
Leda Tenório da Motta
Todos esses jovens fotógrafos que viajam pelo mundo
Luis Cláudio Portugal do Nascimento
Design: visões críticas
Marcos da Costa Braga
História concisa do design gráfico moderno
Maria Argentina Bibas
O design gráfico no mundo atual: um panorama
Maria Irene Szmrecsânyi
Fundamentos sociais do design: da modernidade à pós-modernidade, do projeto à programação
Mary Lafer
As imagens no período arcaico: a criação de Pandora e o nascimento de Afrodite – mito e história
Massimo Canevacci
O design e o universo visual
Maurício Marsola
Desejo e imagem no Renascimento: Plotino e Marcílio Ficino
Norval Baitello Jr.
A imagem, seus ambientes, seu poder
Olgária Chaín Féres Matos
Mercadorias e tédio: patologias da comunicação
Ricardo Fabbrini
Estética e arte contemporânea: dos anos 1970 aos anos 2000
Rodnei Nascimento
Fetiches e fantasmas: Marx e o animismo industrial
Romero Tori
Design e comunicação em mídias digitais
Scarlett Zerbetto Marton
Imagem e cultura filistéia: Descartes e Nietzsche
Sérgio Bairon
O espetáculo contemporâneo e o trabalho imaterial
Silvio Melcer Dworecki
Perceber e olhar
Victor D. Salis
Uma visão da estética na antiguidade grega
Vladimir Safatle
Design, gadget e desejo: Lacan
http://www.usp.br/mariantonia/
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