05 janeiro 2010

Futuro? Sustentável? Onde?

Será realmente possivel alcançar e viver em esse tão almejado futuro sustentável, com uma sociedade mais justa para todos? Teremos realmente tempo para isso?

Há dois fatores (não tão mencionados, já que todos apenas se preocupam com mudanças climaticas) que podem impedir esse futuro que são:

o crescimento exponencial da população mundial que em um futuro proximo chegará a 9 bilhões e teoricamente tem direito a saude, educação, moradia, e   tambem exigem todos os privilegios do homem branco desenvolvido.

o consumo (praticado por novas classes medias dos paises emergentes, por futuros consumidores, pelos consumidores presentes e consumidores super ricos).


Todos querem um desenvolvimento sustentavel desde o africano miseravel ao americano mais rico. 

Mas como dizia Blitz, todos querem ir ao ceu mas ninguem quer morrer, ou seja todos querem a sustentabilidade com um minimo de sacrificio, ou nenhum sacrificio.

Teoricamente até agora e´um direito de todos, na pratica será outra historia, como foi possivel ver, tristemente , na COP15 onde não todos os paises quiseram mudar os seus padrões de consumo / produção para alcançar essa sustentabilidade.

A pergunta que fica no ar não é se chegaremos a esse futuro sustentavel ou quando, mas se todos teremos acesso a esse futuro utopico ou será só para os 10% privilegiados do mundo?

Essa sustentabilidade futura em algum momento será novamente insustentavel, e então?

Recomendo que visitem  Adbusters  e o Project H como um exemplo de sustentabilidade humanitaria e não sustentabilidade corporativa.

Vejam também o livro World Changing no site World Changing, o livro deveria ser leitura obrigatoria desde a maternidade e e´uma biblia com todos os temas meio ambientais possiveis, e sua relação com o ser humano.

Em vez de você gastar os proximos 50 anos de sua vida lendo milhares de livros sobre o tema, leia apenas um livro em dois meses ou menos!


Nenhum comentário :