28 dezembro 2009

O Brasil é melhor país do mundo para ser designer


Leia o artigo atualizado no meu LinkedIn compartilhado abaixo: (2018)


"Com essa adoração infinita ao estilo de vida americano e ao seu design, (parece ser o único design de qualidade disponível no mundo), esquecemos de olhar e conhecer outras propostas muito mais ricas e inovadoras de países semelhantes ao nosso como a Índia, Africa.

Como designers e brasileiros temos o grande privilegio de morar num país, onde há infinitas e incríveis possibilidades de projeto por onde se olhe; oportunidades já percebidas pelos designers americanos e europeus, que obrigatoriamente, tem que viajar a países distantes como Africa, Índia para desenvolver projetos de design humanitário.

Aqui o único que temos que fazer e´sair a rua e ver nosso entorno imediato, onde há possíveis projetos reais a resolver, nos âmbitos da arquitetura, design gráfico e de produto.


ESTADOS UNIDOS x BRASIL

Enquanto um pais como os Estados Unidos, e´ um mercado saturado de propostas, de produtos e serviços, o Brasil está no outro extremo, um mercado cheio de debilidades / oportunidades que um design inteligente e bem realizado, pode facilmente ocupar.
Há uma deficiência enorme em produtos, serviços, sistemas que sirvam a população de maneira correta e a um bom preço de mercado.

Como já está acontecendo, devemos, designers brasileiros focar nosso atenção no Brasil e deixar de alabar designers estrangeiros como sempre a melhor possibilidade projetual.
O design vai muito mais além de apenas um objeto físico ou serviço, e´uma ferramenta de conscientização e mudança, contribuindo com outros fatores para proporcionar uma vida mais digna e decente para todos, e acredito que o "design de qualidade" deveria ser um direito básico como educação, escola e saúde... Direitos que ainda não temos.

FUTURO DO BRASIL

Um país sem educação, ciência, tecnologia, e design e´um pais sem futuro, se formos comparados a China já perdemos a corrida faz muito tempo, pois estamos em um grupo de jogadores com grande ambição, visão, como Índia e China.

Precisamos de trilhões de dolares para isso? Não, mas apenas bom senso, criatividade, inovação, estrategia. A pergunta básica é o que temos e o que podemos fazer com isso de maneira inteligente com bom senso.

A salvação do Brasil é a economia criativa, não podemos mais depender da industria e da matéria-prima (commodities) para ser uma potência econômica.

Essa oportunidade o Brasil já perdeu, agora devemos reconhecer que o nosso futuro está na chamada "economia criativa" e criatividade é matéria prima nacional de sobra que não dever ser desperdiçada!
Updated

Este artigo foi escrito antes do veto contra o Design. Sendo assim, não sei se o Brasil seria agora um bom pais para o design.

Depois escutamos os Ministérios e Governo fazendo propaganda do Brasil no exterior e usando ideias como o "economia criativa" "inovação" mas sem design? Como afirmei antes, Design é inteligência, falta de design é burrice."

Nenhum comentário :