01 outubro 2019

Você sabe o que é Neuromarketing e NeuroDesign?

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Imagem de Catraca Livre

Neuromarketing?
NeuroDesign?
Parece algo futurista e altamente científico e tecnológico?

Sim, mas por outro lado, são campos de conhecimento apoiados em algo tão antigo como o mundo: o comportamento do ser humano.

Apesar de toda a tecnologia, o comportamento "consumidor" do ser humano é ainda um mistério para a ciência e para as empresas.

O Neuromarketing quer apenas responder uma pergunta: 

"O que leva o consumidor a decidir comprar um produto ou contratar algum tipo de serviço?" 

Parece que a resposta é fácil e direta algo como o preço, a oferta, a necessidade, o status do produto, o estilo de vida.

O ponto é que o processo de decisão de compra ocorre, em grande parte, no subconsciente do indivíduo. 

Rockcontent define Neuromarketing como "área da ciência que busca estudar e compreender os fatores que influenciam um consumidor na decisão de compra."

Esse estudo e compreensão levaram a usar uma serie de ferramentas tradicionais do marketing e psicologia, mas a tecnologia trouxe algumas novidades como  "eye-tracking", gravação e monitoramento do comportamento do consumidor na sua navegação diaria, gravação de "micro-expressões" em testes A / B.

E o NeuroDesign onde entra?

De acordo com a We Brain: "O Neurodesign é derivado do estudo da Neurociência e Psicologia. De forma geral, o Neurodesign é resultado de estudos de como nossa mente se comporta diante de certos estímulos visuais.

Assim o neurodesigner é especialista em projetar os melhores estímulos visuais que mais levem o consumidor à compra.

O Design fornece elementos como estética, semiótica, design gráfico e design digital, materializando muitos aspectos "teóricos" das outras disciplinas. 

Em outras palavras, o Design entra para turbinar o NeuroMarketing e em poucas palavras sem Design o Neuromarketing perderia muito do seu poder de persuasão.

Quer saber mais?

Veja os top livros da Amazon de um dos maiores experts do mundo Darren Bridger, escritor dos dois livros abaixo. < Siga ele no LinkedIn.

Recomendo muito que comece numa visão macro com o livro Neuromarketing e depois numa visão mais detalhada do Design no contexto geral com o livro NeuroDesign.

Parte do conteúdo deste artigo é de RockContent (Neuromarketing) 
 e de We Brain (NeuroDesign)

 Siga o colega Alexandre Magno da Rocha , especialista em NeuroDesign no LinkedIn.

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