18 junho 2012

O ensino de Design no Brasil - Agitprop

Tapete Brasil , de Tomi Roman


Design em contexto: algumas considerações sobre o ensino de design no Brasil 

De Zoy Anastassakis



Introdução

Nos últimos anos, vem acontecendo, no Brasil, um aumento exponencial dos cursos de graduação em design. Ao mesmo tempo, percebe-se uma tendência de revisão dos parâmetros que organizam o ensino de design no país. 

Esse segundo movimento é perceptível se levarmos em conta o crescente número de artigos apresentados em congressos e periódicos, capítulos de livros e mesmo livros inteiros dedicados a uma reflexão sobre a prática de ensino de design no contexto brasileiro. 

Partindo de uma crítica aos modelos que inspiraram, entre os anos de 1950 e 1960, a criação dos primeiros cursos de design moderno entre nós – cursos que estavam notadamente orientados por uma “releitura do funcionalismo bauhausiano” (Lessa, 1994: 102) via Escola de Ulm (Hochschule für Gestaltung), na Alemanha, esse movimento tem gerado debates, reflexões acadêmicas e experimentações didáticas instigantes, ao longo dos últimos cinquenta anos. 

É à observação de algumas dessas iniciativas que me dedico neste artigo......


Leia o artigo completo no Agitprop: Ensaios sobre o Design


Postar um comentário