02 maio 2010

Fragmentação interna = Caos externo

Há 25 anos, Brasil e China estavam nos mesmos niveis industriais-tecnologicos, hoje a China superou o Brasil, como aconteceu isso?

Basicamente a China tem investido muito em tecnologia e educação. Cerca de 40% de 800 mil formando são engenheiros, no Brasil apenas 8% de pobres 30 mil, a China em 2008 investiu 1,42% do PIB em Pesquisa & Desenvolvimento, o Brasil ficou em 1,1% desde 2008.
O que nos demonstra isso? Sem educação, tecnologia, design & engenharia continuaremos sendo um senzalão pretendendo estar no seculo 21.

Copa do Mundo, Olimpiadas não são o sinal de um futuro brilhante, garantido, estavel, de grandes inovações educacionais- tecnologicas mas apenas acontecimentos turisticos de grande importancia e escala que vão trazer beneficios economicos, e uma excelente vitrine para o país. Mas não serão os salvadores da patria...

Outra das razões do nosso atraso é que nós estamos ainda pensando em termos de individuos e familia, apenas, não existe uma cohesão mental nacional com uma visão-objetivo comum de projeto país, todos trabalhando para o beneficio de esta grande nação.
Estamos fragmentados mentalmente, cada um trabalhando pela sua propia visão-objetivo comum egoista e mesquinho.
Não há um projeto comum de Nação, e se há é invisivel, inacessivel, talvez apenas pertencente ao Poder em Brasilia e não um bem comum que deveria ser compartilhado e melhorado constantemente.

Essa fragmentação mental interna  da sociedade brasileira se faz externa e visivel, transforma-se em caos externo, um caos social,politico,caos de segurança publica principalmente, começa a causar tragedias como a do Rio, a entrar em casa com a violencia cotidiana, não e´mais a corrupção invisivel dos grandes poderes que trabalham para sí. 

Precisamos urgentemente além de investimentos em educação, tecnologia, inovação, criar um projeto comum de país em que todos façam parte de maneira ativa, e educando as novas gerações em essa visão coletiva de país.

Os japoneses em especial desde pequenos usam as 5 S em todos os ambitos, desde temprana idade, criando assim uma cohesão mental  com objetivos comuns para  beneficio do país.
Não se trata de homogeneizar mentalidades, matar a criatividade, mas apenas criar,ter e manter essa visão comum de país.

PRECISAMOS TAMBÉM DE UMA SUSTENTABILIDADE MENTAL,  SE NÃO HÁ UM PROJETO DE PAÍS TODO ESFORÇO EM ALCANÇAR A SUSTENTABILIDADE NOS AMBITOS SOCIAIS, ECOLOGICOS E ECONOMICOS SERÁ TALVEZ EM VÃO OU FIQUE CURTO DEMAIS.