26 janeiro 2010

Previsões para 2000 e alguma coisa

A world future society  joga as seguintes previsões para este seculo 21:

Previsão 1. Tudo o que você fizer e falar será gravado em 2030.
Nanotecnologia permitirá comunicação e vigilância de todos em qualquer parte, cada pessoa terá o seu nanoimplante facilitando interação em uma network infinita, cada um terá o seu IP. Com a capacidade de armazenamento da  nanotecnologia todas as ações e conversas serão gravadas e recuperaveis.

Previsão 2. Bioviolencia será cada vez mais ameaçador e presente com a tecnologia sendo cada vez mais acessivel a todos.
Disciplinas cientificas agora emergentes como nanotecnologia e outras micro ciencias farão o bio ataque cada vez mais presente e real. Bacterias e virus serão alterados para aumentar a sua capacidade de matar e para resistir a tratamento de antibioticos.

Previsão 3. O reino da carro não durara muito mais.
Com sistemas de comunicação cada vez mais imateriais, wireless, a necessidade de viajar ou da presença fisica irá diminuir consideravelmente, teremos robots-voadores entregadores para substituir o transporte por caminhões, e politicas cada vez mais numerosas restringindo a quantidade carros para cada dono.
Em conjunto acabando com o dominio historico-cultural do carro.


Previsão 4. Os sistemas legais de todos os paises estarão conectados
Essa nova base de informação permitirá um maior entendimento das diversas leis dos diferentes paises criando assim oportunidades para trabalhos de Paz e parcerias internacionais.

Previsão 5. Os cursos universitarios são cada vez mais especializados.
Um crescimento em cursos diferentes demonstra o possivel crescimento de novas especialidades profissionais cada vez mais especializadas como nanotecnologia e neurociencias.

Previsão 6. A corrida cientifica pela melhora da genetica, biomedicina será no Seculo 21 o que foi a corrida espacial no seculo passado.
O interesse das grandes corporações pela genetica, o conhecimento e controle já e´uma realidade assustadora que dada a natureza humana será algo mais negativo que positivo.

Previsão 7. O conhecimento profissional se tornará obsoleto tão rapido quanto foi adquirido.
O conhecimento profissional fica ultrapassado cada vez mais rapido em uma velocidade nunca pensada. Quase todas as profissões exigirão instrução e treinamento continuo.

Previsão 8.  Urbanização chegará a um 60% em 2030
Com o crescimento da população e a necessidade de habitação só empeorará os problemas socioeconomicos e ambientais já existentes.
A urbanização acelerada implica a perda de areas verdes e a capacidade de absorção do carbono, acelerando também o aquecimento global.

Previsão 9. Apoio religioso popular aos governos do oriente medio estará em declinio enquanto que a influencia religiosa na China crescerá.
Cada vez mais politica e religião (governos religiosos) estará em declinio em paises como Iraque, mas pesquisas revelam que essa tendencia de politica + religião cresce na China.

Previsão 10. Acesso a eletricidade para 83% em 2030
A eletricidade e´fundamental para a qualidade de vida e acesso a produtos, serviços.

Que previsões temos para o design?

Nenhum comentário :