13 fevereiro 2017

Curso de Futurismo com Rosa Alegria

Início


Data: 11 de Março em São Paulo na ESPM

 ROSA ALEGRIA
A única futurista brasileira com formação acadêmica, master of science em Estudos do Futuro, pela Universidade de Houston, EUA, o mais importante centro de formação de futuristas no mundo. Atua como futurista há 15 anos. Está entre as três futuristas mulheres mais reconhecidas na América Latina. É vice-presidente do NEF (Núcleo de Núcleo de Estudos do Futuro) da PUC-SP e representa o núcleo brasileiro do Projeto Millennium, a maior rede mundial de pesquisadores sobre o futuro. Tem ampla experiência como executiva em grandes empresas. É autora de diversos estudos relacionados a consumo, sustentabilidade, relações sociais e trabalho.


PÚBLICO-ALVO:
Gestores, consultores, executivos, lideranças, empreendedores. Todos os que estão em busca de novos olhares e oxigenação informativa em busca de reinvenção de carreira, aprimoramento profissional, novos modelos de planejamento, fortalecimento de estratégias pessoais e organizacionais.

POR QUE PARTICIPAR:
Os participantes irão conhecer os fundamentos transformadores do Futurismo (ou Foresight Estratégico) e sua potencial aplicação por meio de ferramentas para a criação de futuros desejados, seja em sua vida pessoal ou em sua vida profissional. Terão contato com amplo repertório de caminhos para inovar e mudar, na direção mais adequada aos novos tempos. Irão criar seu próprio cenário para alicerçar mudanças consistentes em suas atividades. Metas, desafios, intervenções, projeções e impactos serão identificados por insights relevantes e imediatamente aplicáveis ao contexto de planejamento de cada um.

RESULTADOS ESPERADOS:
Geração de insights para ampliar a capacidade de identificar novos caminhos para planos pessoais e empresariais
Capacitação em algumas ferramentas de apoio para a criação de futuros desejados
Iniciação ao desenvolvimento de cenários alternativos
Estímulo e fortalecimento à prontidão individual para o futuro

PROGRAMA:
Inovação a partir do futuro – O futuro como princípio de inovação no presente. Como mudar o presente a partir do futuro? As dimensões do tempo. O mundo VICA.

Conceitos básicos – Inteligência estratégica, predição, projeção, previsão, planejamento, insight, hindsight, foresight e estratégia: diferenças e complementaridades.

Os sinais dos novos tempos – Os grandes drivers de mudança para os próximos 10/20 anos em diferentes setores: gestão, empreendedorismo, consumo, tecnologias, relações de consumo, sociedade e cultura. Como traduzi-los em inovação?

Estratégias em tempos de incerteza – A incerteza cresce em tempos de complexa mudança e, em vez de restringir a ação, pode estimular a inovação. Como o setor industrial pode tirar proveito da incerteza através do desenvolvimento de cenários?

Viagem pelo tempo – Exercício de imaginação cognitiva para entrar em contato com futuros prováveis e desejáveis.



Mais informação em  ESPM  e Facebook
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...