06 fevereiro 2014

Eventos de Design no MCB SP



27 Prêmio Design - 22 de fevereiro - 11:00 no MCB


No sábado, 22 de fevereiro, o MCB promove um encontro inédito, aberto ao público, com os primeiros lugares das diferentes categorias do 27º Prêmio Design.

Os vencedores de 2013 estarão reunidos para revelar detalhes do processo de criação e produção dos trabalhos premiados, além dos desafios e soluções encontradas.

Na ocasião, será lançado o calendário 2014 do concurso mais tradicional do design brasileiro. Sobre o Prêmio Design MCB A 27ª edição desafiou profissionais, estudantes, estúdios e empresas produtoras nas categorias: mobiliário, utensílios, iluminação, têxteis, equipamentos eletroeletrônicos, equipamentos de construção, equipamentos de transporte, trabalhos escritos publicados, além de suas respectivas modalidades para protótipos e trabalhos escritos não publicados.
Pela primeira vez, as comissões julgadoras de produto e trabalhos teóricos passaram a ter coordenadores exclusivos.
Ivens Fontoura (PR) coordenou o júri das categorias de produto, enquanto Marcos da Costa Braga (SP) esteve à frente da comissão responsável pela avaliação dos trabalhos escritos. “Nas duas fases de avaliação dos mais de 800 inscritos do 27º Prêmio Design MCB, foi possível compartilhar a visão geral e a experiência individual dos especialistas para cada uma das categorias.

O conhecimento e a experiência dos jurados somaram-se à visão global do design, no sentido de posicionar o design brasileiro diante do perfil mundial atual e de seu futuro”, revela Ivens Fontoura. “Os produtos premiados formam um recorte significativo da produção nacional e poderiam, com certeza, disputar os primeiros lugares em concursos internacionais de design”. “O júri dos trabalhos escritos foi composto por especialistas das áreas temáticas nas quais se circunscreviam as publicações: design de produto, design informacional, design e moda, arquitetura, materiais e processos, ergonomia, consumo e história do design e da arquitetura”, explica Marcos Braga. “Na avaliação, nos orientamos pela qualidade expressa nos critérios de originalidade, redação, objetividade e contribuição ao tema proposto. Em especial nos trabalhos escritos não publicados, dedicou-se mais atenção ao grau de ineditismo em relação ao tema ou à abrangência em direções de áreas pouco pesquisadas”.

A entrada é gratuita e dispensa inscrição. No entanto, também é possível agendar a participação por telefone (11) 3032.3727 ou pelo e-mail agendamento@mcb.org.br. Compareçam!

 Participe de pesquisa setorial: "Pesquisa de hábito e interesse do Designer de Produto"

ADP no Facebook

Lançamento - Catálogo 10ª Bienal de Design Gráfico (25 de fevereiro - 19:00 no MCB)



Com projeto gráfico da ps.2 arquitetura+design, o catálogo traz imagens, legendas e informações dos 444 trabalhos selecionados para a 10ª Bienal de Design Gráfico; avaliação do júri sobre os 71 projetos de destaque; além de relatos e imagens da mostra da bienal no Memorial da América Latina.

Sobre a Bienal de Design Gráfico

A Bienal Brasileira de Design Gráfico é realizada pela ADG Brasil - Associação dos Designers Gráficos, organização fundada em 1989 com o objetivo de congregar praticantes do design para o fortalecimento do design gráfico nacional e o aprimoramento ético da atividade profissional. Em nove edições, a Bienal reuniu mais de 2.000 projetos, selecionados por profissionais e acadêmicos de diversas regiões do país, em um panorama da produção nacional das últimas duas décadas. A 10ª edição recebeu 1910, entre os quais foram escolhidas 444 peças representativas do trabalho produzido no Brasil e/ou por designers brasileiros nos últimos quatro anos.

 Siga @adgbr
Postar um comentário