04 julho 2012

4 Seminario Internacional de Design e Economia Criativa



Integrando a programação do Inspiramais Inverno 2013, a Assintecal realizará o 4º Seminário Internacional de Design, que terá como tema “Criatividade Gerando Negócios”. 
O evento deve acontecer nos dias 25 e 26 de julho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.  
Além de explorar um mercado em crescente ascensão, o evento visa oportunizar aos profissionais do setor coureiro-calçadista e do vestuário uma discussão que possa contribuir e aperfeiçoar as estratégias empresariais.  O seminário ainda busca possibilitar uma avaliação dos diferenciais do Brasil diante do mercado internacional como um país criador de Moda e Design. 

A economia criativa é, segundo tendências mundiais, o grande motor do desenvolvimento no século XXI (segundo a ONU, setores criativos são responsáveis por 10% do PIB mundial), pois além de promover o desenvolvimento sustentável e humano, impulsiona o setor gerando mais competitividade através da “culturização dos negócios”, ou seja, valor agregado a partir de elementos intangíveis e culturais. Os recursos: criatividade, cultura e conhecimento, que não se esgotam, e sim, se renovam e multiplicam com o uso, são abundantes no Brasil, porém pouco explorados. 

O termo Economia Criativa começou a ser difundido no Brasil após a publicação do estudo A Cadeia da Indústria Criativa no Brasil, em 2008, pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) o termo teve um boom, na Mídia e na Internet. 

Além de conscientizar sobre sua importância para a economia brasileira, o estudo acabou se tornando um fator determinante para criação da Secretaria de Economia Criativa, no Ministério da Cultura, em 2011.

Veja mais sobre o evento em Inspira Mais
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...