11 agosto 2011

Design Possivel - Sustentabilidade Online

 
A ONG Design Possível foi criada por dois professores, em 2004, como um projeto de extensão das universidades Mackenzie, no Brasil, e de Firenze, na Itália, a ONG nasceu com o objetivo de aprimorar o design de peças produzidas por grupos de trabalho na periferia de São Paulo.
 
Com um desenho mais aprimorado e moderno, os produtos ganham maior apelo comercial, o que contribui para a geração de renda e a integração social das pessoas desempregadas dessas comunidades.

Logo que iniciaram o projeto, os coordenadores da ONG perceberam que não bastava pensar no design dos produtos, eles precisavam desenvolver nas pessoas o desejo de empreender e, em função disso, se associaram a profissionais de outras áreas como e administração de empresas, e passaram a estudar o empreendedorismo social.

Com isso desenvolveram um curso de formação que chamaram de Empreendedores Possíveis. 
O curso tem 6 módulos, dura 3 anos e ensina desde conhecimentos técnicos, como os de corte, costura, estamparia, produção em série, criação e desenvolvimento de um produto, até questões comerciais, passando por direitos do consumidor, controle de qualidade e relação com o cliente. 

Hoje, a função principal dos designers e educadores sociais da Design Possível é formar as pessoas das comunidades e articular o desenvolvimento de produtos para que possam ser bem aceitos pelo mercado.Todos os produtos demonstram que o design pode funcionar de forma sustentável e ser uma ferramenta de geração de renda com a inserção de mão de obra qualificada no mercado de trabalho com ítens exclusivos, bem acabados e preços mais do que acessíveis.

Materiais como  banners de publicidade e sobras de produção da indústria automobilística como pneus, correias e cintos de segurança dão origem a bolsas, sacolas, porta garrafas, jogos americanos, pastas e mais uma série de ítens que podem ser encontrados em diversas cores e tamanhos para pronta entrega na loja virtual que a ONG Design Possível em parceria com a Mundo Certo coloca no ar hoje.

VISITE A LOJA ONLINE!

Texto extraido de: O mundo certo.
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...