23 janeiro 2014

16 Dicas para ser um designer de sucesso


16 dicas que eu passo aos estudantes de Design em geral e que são ações para o seu sucesso profissional mais adiante:

-Seja amigo dos professores, sempre há trabalho e projetos com eles, se aprende muito convivendo com professores e conversando das suas experiências, em um ambiente informal se aprende muito mais que em uma sala de aula.

-Tente o mais cedo possivel entrar em um escritório de design para ao final do quarto ou quinto ano sair com uma experiencia forte, portfólio consolidado e visão da profissão. Entrar sem experiência no mercado é muito mais difícil. 

-Tire e guarde foto de todos os trabalhos pois e´comum o estudante não guardar ou documentar os seus trabalhos e no final do curso não tem nenhum portfólio para mostrar nas entrevistas de trabalho ou tem um portfólio fraco. Não jogue nada fora. 

Comece já um portfólio online, veja:

-Demonstre no seu portfólio que você domina todas as etapas do processo do Design, desde geração de conceitos até protótipos finais e manufatura.

- Seja um designer criativo e técnico, combine as duas habilidades. Não seja tão criativo sem dominar softwares de design como Solidworks, Rhinoceros, Catia. Mas não seja tão técnico que não possa ser criativo. Lembre-se você é um designer, não um engenheiro.!
 
-Desde já estude inglês para ter esse diferencial, mais ainda para ter uma bolsa de mestrado mais tarde
-Seja aplicado e mantenha uma media alta de notas, porque as bolsas mestrado pedem minimo de 7.0 ou mais e ainda que o estudante seja muito bom, se ele não tem a nota exigida não pode pedir a bolsa.

-Nos dois últimos anos do curso comece a ver bolsas de mestrado com tempo. Veja mestrados no exterior também.

-Não se iniba com as bolsas de mestrado, o importante é ir atrás do sonho, tenha um excelente nível de inglês e uma boa nota final de curso de graduação.

Saiba que muitas bolsas de mestrado e doutorado não são preenchidas por falta de candidatos, ou seja na maioria das vezes, sobra bolsa e falta candidato!

-Procure mestrados que tenham doutorado direto, o chamado mestrado+doutorado, ao finalizar o mestrado você entra diretamente no Doutorado

-Importante também ter uma experiência profissional no exterior, dê preferência a um mestrado no exterior, ou depois do mestrado procure uma oportunidade profissional.

-O profissional dever ter uma visão-atitude empreendedora, com adaptação rápida a novas culturas de trabalho com colaboração global.

-Hoje em dia o produto se projeta na Europa, se fabrica na China e se vende nos Estados Unidos, o designer deve conviver com todas as etapas e ter essa capacidade de interação com todos os envolvidos tanto pessoalmente como profissionalmente.

-Para o designer tudo e´imagem pessoal-percepção, comece já construindo a sua "marca pessoal- brand image" como Starck, Karim, invente já o seu universo conceitual -Irmãos Campana, porque o design hoje não e´mais apenas o produto físico, mais todo o universo atrás dele, emoções, percepções, estilos de vida..... 

- Neste mesmo site veja "Design Jobs no Brasil" na coluna direita no fim do blog.

- Desça grátis o guia - Get a design job!

Boa sorte!! E compartilhe este post!

E se tiver outras dicas, deixe ela nos comentários, que será incluída!

Nenhum comentário :